© 2017 by MARTA AZEVEDO PHOTOGRAPHY. All rights reserved

BLACK FACES

Nasci e cresci no Rio de Janeiro, onde quase metade da população é afrodescendente. Durante a minha infância passei minhas férias  em Madureira, subúrbio carioca, onde meu pai cresceu, sua mãe e irmãos ainda moravam lá. Por isso tive a oportunidade de experimentar a cultura negra como a religião, a música, a dança como se eu fosse um deles. Eu levei essas memórias e experiências através da minha vida

A população negra no Brasil, como em muitos outros países, não é retratada com fidelidade ou precisão nos livros e na mídia. Então, em 2003, comecei um projeto pessoal sobre o negro para retratar a beleza e a cultura dessa etnia tão presente na minha vida, Em 2004 me mudei para os Estados Unidos, então eu incluí os afro-americanos e os africanos que viviam na América . Uma vez por ano eu vinha ao Brasil para fotografar os afro-brasileiros. Meus retratos refletem o valor, singularidade e dignidade. Meu trabalho retrata as pessoas de uma forma não tradicional e suas expressões faciais transmitem diferentes tipos de emoções. Geralmente as pessoas com quem trabalho não são modelos, mas pessoas comuns que desejam ser fotografadas.

 

Do ponto de vista estético, gosto dos contrastes e texturas que obtenho ao converter fotografias em preto e branco.

Eu mantenho as imagens tão simples quanto possível para quea  idéia principal seja bem destacada. Palha, argilas e outros elementos relacionados à cultura negra/africana, podem ser visto no meu trabalho. Em setembro de 2012 lancei o livro Black Faces no Brasil.

Em 2013, voltei a morar no Rio de Janeiro.

  • White Instagram Icon

Siga-me no Instagram

  • White Facebook Icon

Siga-me no Facebook